XIV ENANPEGE
XIV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA

A Geografia que fala ao Brasil: ciência geográfica na pandemia ultraliberal

10 a 15 de outubro de 2021 - Online

Normas para Envio de Trabalhos

SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

1ª ETAPA: SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO

Os RESUMOS serão recebidos por meio de envio de arquivo em .PDF.

O autor deverá submeter na base da Área do Participante resumo expandido com no mínimo 3 e no máximo 5 páginas, letra Times New Roman, texto justificado, fonte tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. O texto do resumo não pode exceder 2.800 palavras.
  • Quantidade máxima de trabalhos como autor principal: 1 (um).
  • Quantidade máxima de trabalhos como coautor: 2 (dois).
  • Quantidade máxima de participantes por trabalho:4 (quatro) participantes (incluindo autor e coautores).
  • Todos os autores/coautores precisam estar cadastrados na plataforma para que o trabalho seja submetido, contudo o pagamento é obrigatório apenas ao autor principal;
  • Para participação no evento o pagamento é obrigatório.

IMPORTANTE:

1ª etapa: Após o resultado/aceite de avaliação do resumo, o participante deverá submeter o arquivo completo na área de submissão segundo as normas da 2ª Etapa.

Esse resumo será utilizado como instrumento de avaliação, portanto, deve apresentar um rigor científico e correções ortográficas minuciosas. Acentuamos que é de responsabilidade dos autores a atenção a essas normas.
Recomenda-se que no resumo expandido conste: justificativa/objetivos, aporte teórico, metodologia, resultados e/ou discussões.
O texto do resumo pode conter no máximo 2.800 palavras, porém com o uso de tabelas, gráficos, mapas e imagens, o resumo expandido não pode exceder 5 páginas, resultando em um limite menor de palavras.


CONDIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM TRABALHO: Somente serão apresentados os resumos aprovados pela Coordenação de cada GT. O autor e os coautores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado em Anais, o autor principal deve estar com o pagamento da inscrição regularizado até a data limite da última chamada e o trabalho deverá ter sido enviado de forma completa.

Após aceitos, serão permitidas apenas correções ortográficas. Os casos serão analisados individualmente.
Todos os trabalhos aprovados,  obrigatoriamente deverão ser apresentados nos GTs.

2ª ETAPA: ENVIO DO TRABALHO COMPLETO


Os TRABALHOS COMPLETOS serão recebidos por formulário online via área do participante, o sistema receberá os trabalhos completos de resumos avaliados como “ACEITO”! logo após cada avaliação, até a data limite.

Os trabalhos deverão ser submetidos através da Área do Participante no ícone Trabalho Científico. Não serão aceitos em nenhuma hipótese trabalhos enviados por e-mail.
Para o envio do trabalho utilize o modelo de papel timbrado do evento. O uso do papel timbrado do evento é obrigatório.

O texto completo deve conter no mínimo 12 e no máximo 20 páginas em letra Times New Roman, texto justificado, fonte tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas, utilizando formato A4, parágrafo 1,25 cm, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. 

TÍTULO: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado. Deixar 01 linha em branco. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 11, quando o artigo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão ou quando houver financiamento para indicar o órgão de fomento.

Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo do autor e dos coautores (um por linha) apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores em nota de rodapé. Deixar 01 linha em branco.  

O texto deve conter, antes da introdução, RESUMO em duas línguas (português seguido de resumo em espanhol, francês ou inglês): um único parágrafo de 100 a 250 palavras, justificado, tamanho 11, espaçamento simples. Palavras-chave em duas línguas: adicionar entre três e cinco, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 01 linha em branco.

Recomenda-se que o texto completo contenha: Introdução (justificativa e objetivos), Metodologia, Referencial Teórico, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos, mapas e figuras), Considerações Finais e Referências Bibliográficas (de acordo com a ABNT).

As notas explicativas devem estar apresentadas em notas de rodapé, atendendo ao estritamente indispensável, inseridas automaticamente, tamanho 11.

As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT.

Para destaques no texto, preferir sublinhado (caso seja efetuado em citações, indicar que os grifos são do autor). Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas.

Para termos estrangeiros, utilizar itálico; título de livros e título de periódicos devem estar em itálico; links da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT.

Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes.

Atentar para o direito de uso de imagens utilizadas no trabalho, sinalizando autoria, fonte, data e, quando necessária, a autorização para o uso.

Enviar artigos na norma culta da língua portuguesa ou espanhola, já devidamente revisados.

O autor deverá submeter na base da Área do Participante arquivo com o texto completo. Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
 
IMPORTANTE: Após publicados, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.

Modo de Apresentação

Modo de Apresentação

Modo de Apresentação
Condições para a apresentação de trabalho: 
Resumos aprovados pela Coordenação de cada GT;
Pagamento da taxa de inscrição (autor) regularizado até a data limite da última chamada.

**Apenas o Autor ou Coautor inscrito no evento poderá apresentar o trabalho.
Não será permitido a outros além destes a possibilidade de apresentação de trabalhos de terceiros.

 
Apresentação + Discussão

A apresentação de trabalho para o ENANPEGE será realizada:

Através de momentos para discussão sobre o Grupo Temático (GT) e suas submissões que ocorrerão online (ao vivo) através da área do participante.
Todos os Grupos de Trabalhos terão três momentos de discussões durante o evento e caberá ao(s) autor/coautor(es) do trabalho participar no mínimo de 02 (dois) encontros de discussões para garantir sua certificação de apresentação.

3. As apresentações de trabalho ocorrerão pela plataforma do Zoom com possibilidade de utilização de recursos multimídia.

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