INFORMAÇÕES GERAIS
Autoria e submissão:
O(a) autor(a) principal submete o trabalho no formulário no site do evento e seleciona os coautores no momento do envio, portanto será necessário que todos tenham seu cadastro realizado no site do evento.
A inscrição pode ser paga após resultado de aceite ou não. Verificar datas e valores no site em caso de dúvidas.
Quantidade de trabalhos permitidos:
Fica exclusiva a vedação de submissão de trabalhos em primeira autoria apenas a estudantes de graduação. Profissionais formados, professores e pós-graduados não vinculados atualmente a programas de pós-graduação, seja na Geografia ou outras disciplinas, poderão submeter seus resumos nos Grupos de Trabalho, estando sujeitos à avaliação pelos respectivos coordenadores dos GTs.
Na modalidade relatos de experiência, todas categorias de inscrição poderão enviar, exceto categoria OUVINTE.
PRAZOS
Envio de Trabalhos | Início | Fim |
Submissão de resumo expandido |
20/03/23
|
15/05/2023 - Prorrogado! |
Avaliação dos resumos e envio dos aceites dos trabalhos | 18/04/2023 | 22/05/2023 |
Submissão do trabalho completo | 16/10/2023 | 27/11/2023 |
PRAZO: 20/03/23 a 17/04/23 (Prorrogado para 15/05/2023)
O(a) autor(a) principal deverá submeter um resumo simples, contendo entre 150 e 250 palavras, no formulário disponível no site e indicar o título, palavras-chave e coautores, quando houver, além do RESUMO EXPANDIDO em arquivo pdf (upload)conforme modelo disponível no site.
Esse resumo será utilizado como instrumento de avaliação, portanto, deve apresentar um rigor científico e correções ortográficas minuciosas. Acentuamos que é de responsabilidade dos autores a atenção a essas normas.
Importante! No Resumo Expandido não inserir nenhuma identificação dos autores ou coautores. Somente na segunda fase, do envio do artigo completo, colocar identificação.
NORMAS E ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO
Página
Utilizar folha com o timbrado do evento (modelo disponível para baixar no site);
Mínimo de 03 e máximo de 05 páginas;
Margens Esquerda e superior: 3,0 cm | Direita e inferior: 2,0 cm
Fonte: Times New Roman
Título: negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;
Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
Introdução (justificativa implícita e objetivos);
Metodologia;
Resultados e Discussões (não utilizar tabelas, gráficos ou figuras – somente aceitaremos no artigo final);
Considerações Finais (Conclusão).
Referências Bibliográficas
Somente obras referenciadas, com alinhamento à esquerda. Na lista de referências, entre uma referência e outra: 1,0 (espaço simples).
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
A data prevista para publicação dos resumos aceitos é de 22/05/2023.
Os resumos enviados devem estar enquadrados dentro das áreas temáticas propostas pelo evento (previstas nos GTs).
Cada resumo recebido é avaliado e classificado em ACEITO OU NÃO ACEITO às cegas, por isso não deve conter nenhuma identificação de nomes de autores e co-autores.
PRAZO: De 16/10/2023 a 13/11/2023
Receberemos os trabalhos aprovados e apresentados no evento para compor os anais do XV ENANPEGE.
SUBMISSÃO ARTIGO COMPLETO
Os autores deveram submeter na base da Área do Participante, no site do evento o arquivo do trabalho completo conforme normas de publicações e especificações detalhadas abaixo:
O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download. O autor deverá submeter na base da Área do Participante arquivo com o texto completo.
Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB.
O texto de ARTIGO COMPLETO deve conter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, em letra Times New Roman, texto justificado, fonte tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas, utilizando formato A4, parágrafo 1,25 cm, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Título de figuras depois/abaixo da imagem. Título de tabelas e gráficos, antes/acima dos mesmos. Legendas sempre abaixo informando a fonte.
Título: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado. Deixar 01 linha em branco. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 11, quando o artigo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão ou quando houver financiamento para indicar o órgão de fomento.
Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo do autor e dos coautores (um por linha) apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores em nota de rodapé. Deixar 01 linha em branco.
O texto deve conter, antes da introdução, resumo em duas línguas (português seguido de resumo em espanhol ou inglês): um único parágrafo de 100 a 250 palavras, justificado, tamanho 11, espaçamento simples. Palavras-chave em duas línguas: adicionar entre três e cinco, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 01 linha em branco.
Recomenda-se que o texto completo contenha:
As notas explicativas devem estar apresentadas em notas de rodapé, atendendo ao estritamente indispensável, inseridas automaticamente, tamanho 11.
As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT.
Para destaques no texto, preferir sublinhado (caso seja efetuado em citações, indicar que os grifos são do autor). Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas.
Para termos estrangeiros, utilizar itálico; título de livros e título de periódicos devem estar em itálico; links da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT.
Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes.
Atentar para o direito de uso de imagens utilizadas no trabalho, sinalizando autoria, fonte, data e, quando necessária, a autorização para o uso.
Enviar artigos na norma culta da língua portuguesa, já devidamente revisados.
IMPORTANTE: Após publicados, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.
Condições para a apresentação de trabalho:
- Trabalhos aprovados pela Comissão Científica;
- Pagamento da taxa de inscrição do/a autor/a regularizado até a data limite da última chamada.
Forma: Apresentação oral com recursos multimídias (não obrigatório);
A elaboração dos slides é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e/ou coautores e deve-se utilizar o modelo disponibilizado no site do evento.
Equipamentos: a organização disponibilizará o datashow para apresentação
Tempo de apresentação: 10 minutos e 5 minutos para perguntas por trabalho;
Data, local e horário: Estarão disponíveis para consulta no site do evento após o resultado final das submissões de trabalho.
Atenção! Para receber o certificado de apresentação, deverá o/a autor/a comparecer a pelo menos 70% dos encontros do seu Grupo de trabalho, ou seja, pelo menos 2 encontros dos 3 que irão ocorrer.
GEOGRAFIAS DA ESPERANÇA: Revisitar o Brasil, dialogar com o Mundo