Relatos de Experiências

INFORMAÇÕES GERAIS

Autoria e submissão:

O(a) autor(a) principal submete o trabalho no formulário no site do evento e seleciona os coautores no momento do envio, portanto será necessário que todos tenham seu cadastro realizado no site do evento.

A inscrição pode ser paga após resultado de aceite ou não. Verificar datas e valores no site em caso de dúvidas.

 

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

 

Quantidade de trabalhos para Relato de Experiência:

Trabalhos como autor(a) principal: 01 trabalho,

Trabalhos como coautor(a): 03 trabalhos;

Participantes por trabalho: 05 participantes, incluindo autor(a), coautores e orientador(a).

 

PRAZOS 

Envio de Trabalhos Início Fim
Submissão de resumo expandido 20/03/2023 15/05/2023
Avaliação dos resumos e envio dos aceites dos trabalhos    18/04/2023 22/05/2023
Submissão do relato de experiência 16/10/2023 27/11/2023

 

NORMAS PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA

O envio de trabalhos nesta modalidade está disponível para todos participantes inscritos, exceto na modalidade ouvinte, permitindo contribuições também de mestrandos e doutorandos que estejam ativos na educação básica.

  • PRIMEIRA FASE 

SUBMISSÃO

PRAZO:  20/03/23 a 17/04/23 – (Prorrogado para 15/05/2023)

 O(a) autor(a) principal deverá submeter um resumo simples, contendo entre 150 e 250 palavras, no formulário disponível no site e indicar o título, palavras-chave e coautores, quando houver. Anexar o relato conforme normas no ato da estrutura da submissão.


ESTRUTURA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA

Página

Utilizar folha com o timbrado do evento;

Mínimo de 03 e máximo de 05 páginas;

Margens Esquerda e superior: 3,0 cm | Direita e inferior: 2,0 cm

Fonte: Times New Roman

Título: negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;

Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.


Introdução:
Tratando do tema central da experiência, o contexto em que ela ocorreu, os espaços/territórios envolvidos (comunidade, escola, entidades, instituições, entre outros) e sujeitos (moradores, movimentos sociais, professores, alunos, entre outros) justificativa e os objetivos.

Aprofundamento: Descrição da experiência realizada detalhando as atividades promovidas, a estratégia metodológica, os recursos, as parcerias estabelecidas, os conhecimentos e/ou diálogos teórico-conceituais envolvidos (caso tenham ocorrido). O texto pode conter entre 02 a 03 figuras (fotos, tabelas, gráficos, etc.).

Resultados: Detalhamento dos principais resultados da experiência, suas potencialidades e desafios. Os impactos sociais da experiência.

Referências: Livros, textos, sites, audiovisuais, entre outros


Acentuamos que é de responsabilidade dos autores a atenção a essas normas.

 

AVALIAÇÃO  
Os relatos  enviados devem estar enquadrados dentro das áreas temáticas propostas pelo evento (previstas nos GTs). Cada relato recebido é avaliado e classificado em ACEITO OU  NÃO ACEITO. 


Após o resultado/aceite de avaliação, o participante deverá submeter o relato de experiência na área de submissão segundo as normas da segunda fase.

 

  • SEGUNDA FASE -  PUBLICAÇÃO DE ANAIS


PRAZO: De 16/10/2023 a 13/11/2023

Receberemos os trabalhos aprovados e apresentados no evento para compor os anais do XV ENANPEGE.


SUBMISSÃO

Os autores deveram submeter na base da Área do Participante o arquivo do relato  de experiência definitivo e revisado, conforme modelo disponível no site, conforme especificações detalhadas abaixo:


O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download. O autor deverá submeter na base da Área do Participante arquivo com o texto completo.

Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. 

O texto do  RELATO DE EXPERIÊNCIA, o mínimo é de 05 páginas e o máximo 08 páginas, letra Times New Roman, texto justificado, fonte tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas, utilizando formato A4, parágrafo 1,25 cm, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm.  Título de figuras depois/abaixo da imagem. Título de tabelas e gráficos, antes/acima dos mesmos. Legendas sempre abaixo informando a fonte.

 
Título: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado. Deixar 01 linha em branco. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 11, quando o artigo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão ou quando houver financiamento para indicar o órgão de fomento.


Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo do autor e dos coautores (um por linha) apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores em nota de rodapé. Deixar 01 linha em branco.  

As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT.


Para destaques no texto, preferir sublinhado (caso seja efetuado em citações, indicar que os grifos são do autor). Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas.


Para termos estrangeiros, utilizar itálicotítulo de livros e título de periódicos devem estar em itálicolinks da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT.


Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes.


Atentar para o direito de uso de imagens utilizadas no trabalho, sinalizando autoria, fonte, data e, quando necessária, a autorização para o uso.


Enviar artigos na norma culta da língua portuguesa, já devidamente revisados.

 

IMPORTANTE: Após publicados, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.

Modo de Apresentação

Condições para a apresentação de trabalho: 

Trabalhos aprovados pela Comissão Científica;

Pagamento da taxa de inscrição do/a autor/a regularizado até a data limite da última chamada.

Forma: Apresentação oral com recursos multimídias (não obrigatório);

A elaboração dos slides é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e/ou coautores e deve-se utilizar o modelo disponibilizado no site do evento.

Equipamentos: Computador (power point 2010) e datashow;

Tempo de apresentação: 10 minutos e 5 minutos para perguntas por trabalho;

Data, local e horário: Estarão disponíveis para consulta no site do evento após o resultado final das submissões de trabalho.

Atenção! Para receber o certificado de apresentação, deverá o/a autor/a comparecer a pelo menos pelo menos 70% dos encontros do seu Grupo de trabalho, ou seja, pelo menos 2 encontros dos 3 que irão ocorrer.

XV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA

GEOGRAFIAS DA ESPERANÇA: Revisitar o Brasil, dialogar com o Mundo